(21) 3630-5258 cr@serradosorgaos.com
Bem-estar

Bem-estar

Águas que curam

Água não serve apenas para matar a sede. No corpo humano, a água pode ser benéfica de diversas maneiras, dependendo do componente que ela carrega. Trata-se das águas minerais, que recebem esta denominação quando possuem uma quantidade considerável de sais minerais em sua composição.

No Brasil, as fontes de água mineral mais significativas podem ser encontradas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. Conheça abaixo os benefícios que alguns tipos de água mineral podem trazer para o seu organismo:

  • Termal: além dos sais minerais nela dissolvidos, esta água tem uma temperatura mais elevada do que a do ambiente em que se encontra. É utilizada no tratamento de algumas doenças de pele.
  • Acidula ou Gasosa: contém gás carbônico. Com sabor ácido, facilita a digestão e o funcionamento dos rins.
  • Magnesiana: nela, predominam os sais de magnésio. É recomendada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino.
  • Alcalina: possui bicarbonato de sódio na sua composição, o que combate a acidez do estômago. Também é utilizada em tratamentos de distúrbios na vesícula biliar e nos rins.
  • Magnesiana e Alcalina: água que possui em sua composição sais de magnésio e bicarbonato de sódio. Utilizada para combater problemas no fígado, na vesícula biliar e no intestino. É contra-indicada para quem tem úlcera péptica.
  • Sulfurosa: contém substâncias à base de enxofre. Seu uso é indicado no tratamento de doenças de pele e das vias respiratórias, como alergias, e até mesmo em diabetes.
  • Ferruginosa: possui ferro e, por esta razão, auxilia no combate à anemia.

Mitos e verdades sobre os líquidos

Beber água durante as refeições engorda?
Mito. Um copo pequeno de água sem gás durante as refeições é recomendado para auxiliar no processo de digestão. Mas uma grande quantidade de líquidos ou bebidas gaseificadas, como o refrigerante, dilatam o estômago, atrapalham a digestão e podem engordar sim.

Beber chá verde faz bem à saúde?
Verdade. Além de reidratar o corpo, os chás contêm flavonóides, uma espécie de antioxidante que previne doenças do coração e alguns tipos de câncer. O chá verde, em especial, contém cerca de 30% mais flavonóides do que o chá preto e outros tipos de chá.

É verdade que o sal e o álcool retêm líquidos?
Verdade. Tanto o sal quanto o álcool levam o corpo a “pensar” que está com um déficit de água. Isso faz com que o organismo crie sua própria reserva, retendo líquidos. A retenção de líquidos ocasiona o inchaço de partes do corpo, principalmente onde há um acúmulo de gordura.

Compartilhe: