(21) 3630-5258 cr@serradosorgaos.com
Meio Ambiente

Meio ambiente

A preocupação com a água

A água potável é um recurso limitado, que um dia pode acabar. Por esta razão, muitos países estão preocupados com os recursos hídricos que possuem. Na América Latina, o primeiro país a elaborar um Plano Nacional de Recursos Hídricos foi o Brasil. O programa foi lançado em janeiro de 2006 e trazia metas e objetivos para garantir o uso racional da água no nosso país até 2020.

A elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos foi acertado na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, quando todos os países-membro se comprometiam a pensar em um uso racional da água. O plano incorpora os valores atribuídos à água, como o social, o cultural, o econômico e o ambiental. Uma das principais metas do programa é realizar um processo educativo, de capacitação e que orientará as ações das instituições e órgãos ligados ao Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

O plano também enfatiza a importância de conservação dos ecossistemas aquáticos, buscando formas de subsidiar a definição de projetos de infra-estrutura e desenvolvimento. O resultado disso, além de um meio ambiente melhor, é a geração de mais emprego e renda e, conseqüentemente, a redução da pobreza.

Dicas para o uso consciente da água

  • Ao escovar os dentes, feche a torneira.
  • Não desperdice água lavando a calçada. Usando a vassoura, você economiza água e tempo.
  • Molhe as plantas pela manhã ou ao anoitecer, usando para isso um regador, que gasta menos água do que a mangueira.
  • Mantenha o seu carro limpo, sem exagerar no uso da água.
  • Vasos sanitários não são lixeiras. Por isso, deve-se evitar jogar objetos nos vasos, para não causar entupimentos da rede de esgoto.
  • Não esqueça de fechar o registro da água antes de viajar ou se ausentar por um longo período.
  • Avise as autoridades do seu bairro sobre vazamentos em redes de água e/ou esgoto.

Os vilões da economia de água: torneira pingando, descarga desregulada, caixa d’água com bóia que não funciona e vazamentos de todo tipo.

Compartilhe: